Estão abertas as inscrições para aa primeira temporada da websérie “A Arquitetura e o Desejo”, realizada pela AsBEA-PR, CAU-PR e pela produtora Filmes de Perto.
A série trata do sentido de construir uma casa, de como o sonho, um modo de vida ou um ideal de cotidiano pode se materializar numa casa. O projeto de cada arquiteto é levado a sério na construção das imagens e no encadeamento da narrativa cinematográfica, mas o tom e a voz são dos proprietários, dessas pessoas que sonharam o lugar e que vivem os espaços da casa construída que vemos em cada episódio.
A ideia surgiu do arquiteto associado a AsBEA-PR, Anderson Almeida, da Nommo Arquitetos, e do cineasta João Castelo Branco, num projeto que pudesse, ao mesmo tempo, pensar a representação cinematográfica do espaço arquitetônico e falar de maneira franca do impacto que o profissional da arquitetura pode ter na vida das pessoas. A produtora Filmes de Perto produziu com recursos próprios um episódio piloto e a AsBEA-PR, instigada por novas ideias e buscando potencializar a participação dos associados na entidade, apadrinhou a ação e foi em busca de oportunidade para dar vida a esse novo projeto. No início deste ano, o CAU-PR confirmou a liberação da verba de R$ 30 mil reais para a produção de mais um episódio.
“Nos empenhamos arduamente para que esse material pudesse seguir adiante. A ideia é fantástica e apresenta um olhar diferenciado e inovador do que a arquitetura representa para quem contrata o projeto”, ressalta Juliana Schützemberguer, vice-presidente dos GTs da AsBEA-PR.
Esse é apenas o primeiro passo para completarmos uma primeira temporada com seis episódios, cada um com um projeto inovador de residência no Paraná.
COMO PARTICIPAR
Os interessados devem encaminhar seu projeto, atendendo aos requisitos listados abaixo. Ele passará por uma curadoria feita pelo idealizador do projeto, Anderson Luis de Almeida, associado à AsBEA-PR e sócio da Nommo Arquitetos.
ATENÇÃO – Para participação é necessário atender aos requisitos abaixo:
– Casas com desenho de arquitetura contemporânea;
– Construções com tecnologias acessíveis;
– Casas com até 300 m2 de programa;
– Casas que tenham qualidade projetuais, como conceito forte, cuidados com ventilação e iluminação naturais, insolação e conforto térmico;
– Clientes dispostos a falar sobre o processo do projeto e obra;
– Para a primeira temporada, não serão aceitas residências projetadas por arquitetos para uso próprio (poderá ser pensado no futuro em uma temporada utilizando o arquiteto como cliente final).
PRAZOS
✅ O prazo de inscrição será até o dia 10 de março.
✅ O resultado será divulgado no dia 17 de março.
📲 LINK INSCRIÇÃO WEBSÉRIE
https://forms.gle/S4nvR5XASnutZRn57