ArqEncontro reuniu associados e lojistas na Isla Decor&Home e Show Banho, em Curitiba
O mais recente ArqEncontro promovido pela AsBEA-PR foi realizado na Isla Decor&Home e Show Banho, em Curitiba. Durante um coquetel descontraído, arquitetos e lojistas trocaram experiências sobre o mercado e debateram o papel fundamental da associação e de seus parceiros no fortalecimento dos escritórios de arquitetura.
O encontro destacou a relevância da AsBEA-PR como uma entidade representativa que promove networking, capacitação e suporte institucional para os profissionais do setor. E também mostrou como os lojistas e fornecedores do setor têm papel fundamental no fortalecimento do mercado da arquitetura.
Nosso agradecimento especial às lojistas Patricia Mendes, Bianca Chama, Marita Guth e Ana Paula Nauiack de Oliveira Ivankiw por receberem a AsBEA-PR, seus associados e convidados.
Também estiveram presentes os arquitetos associados Cleusa Souza, Ademar Stofella, Orlando Ribeiro, Dalton Vidotti, Denise Bazzo e Mauro Grande.
União e crescimento coletivo
Com 28 anos de história, a AsBEA-PR se consolidou como uma plataforma essencial para os escritórios de arquitetura do Paraná. A associação oferece suporte estratégico aos seus 73 escritórios associados, ajudando-os a enfrentar desafios empresariais e a desburocratizar processos governamentais.
O arquiteto Francisco Almeida, presidente da associação, ressaltou que estar junto à AsBEA é como possuir uma “carta de visita” que abre portas no mercado e junto aos órgãos públicos. A associação mantém diálogo direto com a Prefeitura de Curitiba, participando ativamente de decisões estratégicas relacionadas ao urbanismo e meio ambiente.
Iniciativas como o ArqEncontro são também uma demonstração do compromisso da AsBEA-PR com a proposta de unir grandes e pequenos escritórios em prol do desenvolvimento coletivo da arquitetura. “Não é à toa que nosso lema tem sido uma frase emblemática: Seja grande, seja AsBEA”, diz Francisco.
Networking e parcerias estratégicas
O evento contou com depoimentos inspiradores. A arquiteta Rosa Dalledone destacou que o networking proporcionado pela AsBEA-PR pode transformar conexões em oportunidades de negócios. São muitas as oportunidades que a rede oferece para interações que podem se transformar em trabalho, e é preciso aproveitá-las, estar presente, disse Rosa.
O arquiteto Orlando Ribeiro enfatizou que a mobilização coletiva dos profissionais em torno de suas necessidades e bandeiras é essencial para gerar o retorno que desejam, em termos de reconhecimento e resultados.
Lojistas como Patrícia Mendes e Bianca Chama compartilharam suas experiências sobre como a interação ajuda suas marcas a se posicionarem melhor no mercado. Bianca relembrou os desafios iniciais de seu negócio e como os eventos menores e intimistas promovidos otimizam o tempo dos arquitetos e clientes, ao apresentar produtos diretamente nas lojas.
Cleusa Souza e Marita Guth destacaram como a união de diferentes competências e produtos em um mesmo espaço revelam um olhar ampliado sobre as soluções que os profissionais procuram, em um padrão que, graças à diversificação, reúne qualidade e sofisticação, dentro do orçamento do cliente.
Diversidade nos projetos arquitetônicos
O encontro também trouxe à tona exemplos de inovação nos projetos arquitetônicos. Tatiane Tonet, da Equ’tar Arquitetura, apresentou sua especialização em arquitetura equestre, um nicho pouco explorado no Brasil, mas com grande demanda devido ao crescimento do hipismo. Já o escritório Alínea Projetos, liderado por Aly e Fernanda Medeiros, demonstrou como sua abordagem integrada em interiores garante menos estresse para os clientes e otimiza custos.
Impacto nacional
Além de fortalecer os escritórios locais, a AsBEA-PR integra uma rede nacional presente em 13 estados, promovendo troca de ideias e inovação entre seus membros. A associação também atua na capacitação contínua dos profissionais por meio de cursos, palestras e curadorias técnicas.